Maio Laranja - enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
A cada 3 horas, uma criança é abusada no Brasil, destas cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Dados que chocam, mas que, infelizmente, ainda é uma realidade no país. Dados retirados do site da ONG ChildFund Brasil apontam que em 2022, segundo a Safernet, foram registradas 111.929 denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet; aumento de 9,91% em relação a 2021.
O dia 18 de maio é o Dia do Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. O dia escolhido faz referência ao “Caso Araceli”, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos de idade, foi raptada, violentada - fisicamente e sexualmente - e assassinada; seu corpo foi encontrado em um terreno baldio. Desde 2000, o dia 18 de maio ficou marcado como sinal da luta contra todas as atrocidades contra as crianças e adolescentes.
A campanha “Maio Laranja” e o dia, que recebe o nome da campanha “Faça Bonito”, foram instituídos pela Lei Federal 14.432/2022, após 22 anos do ocorrido com Araceli. Porém, a campanha já acontecia muitos anos antes do Governo Federal regularizar.
A data e o mês são essenciais para lembrarmos de todos os perigos que cercam nossas crianças, seja na rua do cotidiano, mas principalmente, na internet. É importante nos informarmos para estarmos preparados para proteger as crianças de qualquer malefício que possa surgir. No site da campanha “Maio Laranja”, você pode encontrar cartilhas e formas de ajudar no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.






